sábado, 3 de julho de 2010

35. ENOGASTRONOMIA NA ‘CALABRIA / ITÁLIA’

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
Localizada na região Sul da Itália, a Calábria é um lugar de encanto, tranquilidade e com temperatura amena e agradável o ano todo.
Possui uma característica interessante, diversos monumentos históricos deixados pelas civilizações Romana e Grega. Essas civilizações influenciaram muito na gastronomia da região e isso se manteve até os tempos atuais. Um bom exemplo é o pão PITAE (pães circulares, finos e duros) que eram inicialmente produzidos pelos Romanos.
"Ponta da Bota"
Quanto aos alimentos, a região é rica em iguarias locais do Mediterrâneo, tais como, o Peixe Espada, o Atum, as Sardinhas e as Anchovas. É famosa também pela produção de diversas variedades de laranja e limão, com sabor suave, casca lisa e polpa com muito sumo.
Na Calábria existem boas condições para o plantio de uvas de alta qualidade. Resultado que pode ser comprovado nos vinhos da região que possuem cor intensa, boa substância e taninos fortes. Serve de base não apenas para os vinhos D.O.C. como para a mistura com outras uvas.
Eis alguns tipos de vinho que são típicos dessa região:
- CIRÓ: tintos escuros, aromáticos e com bons taninos;
- POLLINO: produzidos com as uvas Gagliotto é um dos mais aromáticos;
- SAVUTO e GRECO DI BIANCO: são as denominações de origem mais conhecidas.

Abraços e bom diaJ
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 07/07/2010 (QUARTA).
ASSUNTO: PRODUTORES DO SUL DA FRANÇA
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Um comentário:

  1. Didiiii amei teu site...eu e a Flavia estamos aqui em Londres aprendendo um poquinho de vinhos no teu site...mto interessante,amo vinhos,principalmente os italianos.

    Beijao Cris e Flavia!

    ResponderExcluir