quarta-feira, 9 de junho de 2010

34. O VINHO ‘TOKAJI ASZÚ’


Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
O Vinho ‘Tokaji Aszú’ é produzido na Hungria, região de ‘Tokaji-Hegyalja’ e em algumas extensões da Eslováquia. Essa região é uma tradição vinícola única, pois existe há pelo menos MIL ANOS e se mantém intacta até hoje. Sua paisagem cultural e centro histórico fazem parte do Patrimônio Mundial (protegido pela UNESCO).
O ‘Tokaji Aszú’ provêm da adição ao vinho de base de uvas com elevado grau de podridão (também designada por podridão nobre), como resultado da presença do fungo Botrytis cinerea, dando origem à formação de uma massa pastosa. A quantidade desta "massa" adicionada ao vinho de base é quantificada em recipientes próprios designados por puttonyos (cada puttonyo significa 25kg de aszú). Nos rótulos destes vinhos encontramos obrigatoriamente o número de "puttonyos" adicionados (varia de 3 a 6).
Existem outros tipos de vinho ‘Tokaji’: Tokaji Szamorodni e Tokaji Eszencia, cada qual com as suas particularidades. São totalmente diferentes. O primeiro é usado mais como aperitivo (pode ser seco ou não) e o outro é uma raridade absoluta, pois é elaborado com o SUMO gota-a-gota dos bagos do ASZÚ. É doce beirando MEL!!!
Foto de um 'Tokaji Eszencia':

Abraços e boa noite J
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 12/06/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: ENOGASTRONOMIA NA ‘CALABRIA / ITÁLIA’. DALE AZZURRA!
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário