sábado, 14 de novembro de 2009

19. UVA TEMPRANILO. SALVE A ESPANHA!

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

Atualmente, a Espanha é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo, ficando atrás de Itália e França. Entretanto, mais de 80% da produção é obtida por apenas 20 variedades, destacando-se entre elas a Tempranillo, com certeza a mais importante e mais famosa uva tinta da Espanha.
O nome Tempranillo vem de temprano (cedo em espanhol), visto que amadurece prematuramente, antes das outras variedades como a Garnacha, Mazuelo e Viura, utilizadas para corte em Rioja. Embora entre em maior proporção na maioria dos vinhos, a produção de varietais puros 100% Tempranillo encontra-se aumentando.

Considerada uma variedade vinífera das mais nobres, a Tempranillo é uma uva de tamanho médio, casca espessa e muito escura. Produz vinhos com teor alcoólico entre 10,5 e 13%, acidez equilibrada e bastante propícia para o envelhecimento em carvalho. Conhecida como a uva clássica da Rioja, é também cultivada em alguns poucos países do mundo com diferentes nomes.


Origem: Norte da Espanha;


Outros nomes: Cencibel (La Mancha, Espanha), Tinta del País (Espanha), Tinto Fino (Espanha), Tinta de Toro (Espanha), Tinto de Madrid (Espanha), Ull de Llebre (Catalunha, Espanha), Tinta Roriz (Portugal), Aragonês (Portugal), Valdepeñas (Califórnia);

Onde é produzida: Espanha, Portugal, Argentina e Chile;

Descrição: A mais importante uva de qualidade da Espanha, cultivada nas regiões de Rioja e Ribeira del Duero. Usualmente misturada à garnacha e mazuelo;

Vinhos que produz: dá um vinho colorido, com baixa acidez, pouco tânico e que envelhece bem no barril de carvalho.
Sugestão para compra:
1. Artero Tempranillo (ESP)
Produtor: Bodegas Munõz
País de Origem: Espanha
Região: la Mancha
Graduação alcoólica: 14%
Sobre este vinho: Vermelho-violáceo intenso. Aromas de romã madura, groselhas e amoras. Impacto macio e frutado, com ótimo equilíbrio e agradável final. Acompanhamento: Aves assadas, carne de porco assada e grelhada, legumes gratinados.


Abraços e boa tarde J

ADRIANO ZANINI

Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 18/11/2009 (QUARTA).
ASSUNTO: VINHOS DO VELHO E NOVO MUNDO.
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário