sábado, 5 de dezembro de 2009

20. VINHOS DO VELHO E NOVO MUNDO!

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

Podemos dizer que o "MMV" é dividido em Velho e Novo Mundo. No primeiro caso é dada maior importância ao *Terroir do que a uva utilizada na produção do vinho. Já o Novo Mundo, utiliza mais a tecnologia para favorecer o cultivo e a produção de seus vinhos. E, por não levarem muito em consideração esse conceito de “terroir”, preferem rotular seus vinhos com o nome da uva que o representa.

*combinação entre solo, clima, região, quantidade de sol ou de chuva que incide sobre o local onde a videira está plantada, a topografia do terreno...


Estilo Velho Mundo: vinhos elaborados com técnicas tradicionais. Uvas colhidas não tão maduras, macerações não tão longas, extração não tão intensa dos mostos e uso de grandes tonéis de madeira.

No que diz respeito ao seu aroma e sabor, normalmente são mais para a boca que para o nariz, não são tão intensos e frutados no olfato e é no paladar que mostram sua classe.

Normalmente estes vinhos pedem um maior envelhecimento em garrafa antes de seu consumo e se prestam a ficar mais anos armazenados em nossas adegas. Outro aspecto normalmente associado ao “estilo velho mundo” é a vocação gastronômica destes vinhos, que melhor se prestam a acompanhar uma boa refeição.

Países participantes do velho Mundo: França, Itália, Espanha e Portugal.




Estilo Novo Mundo: vinhos “modernos”, elaborados com as mais recentes técnicas de viticultura e enologia. Alta densidade de plantação e baixos rendimentos nos vinhedos, colheitas mais tardias, fermentação à frio, barricas novas de carvalho, grande concentração, alto teor alcoólico, acidez mais baixa, taninos doces.

São vinhos de aroma intenso, frescos, frutados, marcados pelas especiarias da madeira e de sabor macio, as vezes quase doce. Podem ter menor capacidade de envelhecimento e podem ser enjoativos, principalmente com comida. Neste mundo é mais comum falarmos força e maciez.

Países participantes do Novo Mundo: Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai, e África do Sul.





Abraços e boa tarde J

ADRIANO ZANINI

Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com


PRÓXIMA POSTAGEM: 18/11/2009 (QUARTA).
ASSUNTO: BACALHAU AO MOLHO BECHAMEL C/ VINHO TINTO JOVEM.
PERIODICIDADE POSTAGENS: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário