quarta-feira, 24 de março de 2010

25. VINHOS VERDES E A PÁSCOA.

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
Daqui a pouco tempo entraremos na Páscoa. Época em que os Cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo nosso Senhor. Nada mais justo do que reunir a família e celebrar em paz essa festa cristã.
Já que na maioria das vezes o almoço de Domingo de Páscoa é composto por um belo prato de bacalhau e arroz branco, aqui vai minha sugestão de harmonização.
São os Vinhos Verdes Portugueses.
Apesar do nome “vinho verde”, isso não representa a cor do vinho exatamente, e sim, que o vinho é o oposto de maduro. É um vinho jovem e que reflete muito frescor e aromas mais cítricos. Características que harmonizam perfeitamente com pratos a base de peixe e bacalhau.
Os Vinhos Verdes Portugueses são produzidos com exclusividade em uma região demarcada, localizada no Noroeste de Portugal. Essa “demarcação” remonta de 1908 e fica entre os Rios Minho e Douro.
Com baixo teor alcoólico, e, portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, ótimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas.
Eis aqui algumas dicas de rótulos para você desfrutar nessa Páscoa com a sua família:
1. ADEGA DE MONCÃO (PORTUGAL)
Produtor: Adega Cooperativa de Monção
País de Origem: Portugal
Castas: Brancelho, Pedral e Negrão
Características: complexo, ligeiramente licoroso e encorpado, no qual se nota a presença de frutos silvestres. Na boca, nota-se um bom equilíbrio entre os principais componentes (álcool e acidez) encorpado e macio.
Cor: Rubi
Graduação alcoólica: 10%
Onde Comprar:
http://www.emporiovip.com.br
2. DEU-LA-DEU (PORTUGAL)
Produtor: Adega Cooperativa de Monção
País de Origem: Portugal
Casta: Alvarinho
Características:
muito frutado, sendo notório certo equilíbrio, persistente e seco. Caráter frutado, com predominância para o pêssego, com nuance a frutos tropicais (banana ou maracujá). Aroma floral (flor de laranjeira);
Graduação alcoólica: 12,5%
Onde Comprar:
http://www.preciomania.com ou http://www.imigrantesbebidas.com.br
2. GATÃO (PORTUGAL)
Produtor: Sociedade dos Vinhos Borges, S. A.
País de Origem: Portugal
Casta: Azal, Pedernã, Trajadura e Avesso
Características: Cor cítrica, aroma jovem, fresco e frutado. No sabor é macio e delicado. Ótimo para acompanhamento de peixes, mariscos e aperitivos ligeiros. Meio seco para ser consumido jovem. O Gatão é um dos vinhos mais emblemáticos da Região dos Vinhos Verdes, sendo produzido desde os anos 30 do século passado. Presente em mais de 50 países dos 5 continentes, é um vinho que representa bem o equilíbrio entre o frescor, a leveza e o sabor frutado do Vinho Verde.
Graduação alcoólica: 9%
Onde Comprar:
http://www.imigrantesbebidas.com.br ou hipermercados (Carrefour, Pão de Açúcar ou Extra).
Abraços e boa noite :)
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 27/03/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: OS VINHOS DA REGIÃO DA TOSCANA.
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário