sábado, 27 de março de 2010

26. OS VINHOS DA REGIÃO DA TOSCANA

 Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
Hoje temos uma das mais tradicionais regiões produtoras de vinhos da Itália.
Dio mio. Viva la...
Sobre a região: a Toscana é caracterizada pelos vinhos tintos feitos a partir da uva Sangiovese. É uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália, conquistando consumidores de todo o Mundo. São mais de 7 mil vinhedos.
Podemos dizer que a região vinícola da Toscana divide-se em duas grandes partes: A primeira na costa do mar Tirreno desde a região da cidade de Livorno, até a divisa com Lazio. A segunda área compreende as colinas entre as províncias de Florença e Siena.
Sobre as uvas: A uva Sangiovese é base da produção regional e está presente nos vinhos finos da Toscana. É a única uva admitida na produção do Brunello di Montalcino e Rosso di Montalcino, sendo a base da produção dos vinhos Chianti, Montepulciano e a maioria dos vinhos toscanos superiores mais modernos ("Super Toscanos").
A uva Trebbiano forma a base dos vinhos brancos produzidos na Toscana. É cultivada largamente devido a sua grande produtividade e por conservar sua acidez mesmo em regiões quentes.
Sobre os vinhos: o vinho mais importante produzido na região da Toscana são os populares Chianti e Chianti Clássico. A maioria destes vinhos pertence ao consórcio Clássico e traz o símbolo do gallo nero (galo preto) estampado no rótulo.

TOSCANA (ITA) from Adriano ZANINI on Vimeo.

Outros importantes vinhos toscanos são Montalcino, Montepulciano, Bolgheri, Carmignano e Maremma. A produção de vinhos brancos é mais concentrada na área de San Gimignano.
Ao sul da Toscana, se produz o tradicional e poderoso Brunello de Montalcino, que, juntamente com o Barolo, é o mais aclamado – e geralmente mais caro – vinho tinto italiano.  

Abraços e boa noite J
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 31/03/2010 (QUARTA).
ASSUNTO: SALTON E A HOMENAGEM P/ ALFREDO VOLPI.

PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).
Untitled from Paulo on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário