quinta-feira, 1 de abril de 2010

27. SALTON E A HOMENAGEM P/ VOLPI

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
A famosa vinícola brasileira Salton fez uma honesta homenagem para o artista Alfredo VOLPI. Antes, eis um resumo da biografia:
Alfredo Volpi (Lucca, Itália 1896 - São Paulo SP 1988): Pintor. Muda-se com os pais de sua cidade natal para São Paulo em 1897. Trabalha como marceneiro-entalhador e encadernador e torna-se pintor-decorador em 1912. Realiza decoração mural, em 1918, do Hospital Militar do Ipiranga, com o pintor Alfredo Tarquínio. Em 1935, participa da formação do Grupo Santa Helena com Fulvio Pennacchi (1905-1992), Mario Zanini (1907-1971) – GRANDE TITIO (risos), Manoel Martins (1911-1979), e outros. No ano seguinte participa da formação do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Sua produção inicial é figurativa, destacando-se as marinhas executadas em Itanhaém, em São Paulo. Em 1940, ganha o concurso promovido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com trabalhos realizados a partir dos monumentos das cidades de São Miguel e Embu e encanta-se com a arte colonial, voltando-se para temas populares e religiosos. Passa a executar, a partir da década de 50, composições que gradativamente caminham para a abstração. É convidado a participar, em 1956 e 1957, das Exposições Nacionais de Arte Concreta e mantém contato com artistas e poetas do grupo concreto. Recebe em 1953 o prêmio de Melhor Pintor Nacional, dividido com Di Cavalcanti (1897-1976), Prêmio Guggenheim, em 1958; melhor pintor brasileiro pela crítica de arte do Rio de Janeiro em 1962 e 1966, entre outros.  Fonte: Itaú Cultural
Algumas obras de VOLPI:
MENINA

MADONA

FESTA DE SÃO JOÃO

Eis alguns rótulos da vinícola Salton que homenageiam VOLPI:
TINTOS:
1. Salton Volpi Cabernet Sauvignon:
Vermelho rubi; límpido, aromas complexos que lembram chocolate, carvalho, cedro, baunilha, cogumelos, menta, eucalipto, pimenta, e fumo; sabor macio, bom corpo, taninos pronunciados com grande persistência de sabor, grande potencial de amadurecimento.






2. Salton Volpi Merlot:
É um vinho límpido de coloração roxo rubi, com matrizes violáceas, aroma de frutas silvestres, sabor macio agradável de taninos maduros, excelente equilíbrio e permanência de sabor.






3. Salton Volpi Pinot Noir:
De coloração rubi claro com aromas de frutos negros (framboesa, amora, mirtilo e cereja), tostados, baunilha, fumaça e especiarias. Sabor prolongado, agradável e harmônico.






BRANCOS:
4. Salton Volpi Gewurztraminer:
Sabor marcante de frutas e acidez harmônica de boa permanência. Coloração amarelo claro e aromas que lembram flores brancas (cítricas e de bosque), de acácia e rosas, frutas como líchia, banana, maçã, canela, morango, framboesa, amoras, pomelo e lima, além de especiarias.





5. Salton Volpi Sauvignon Blanc:
Tem sabor ímpar, exótico, de boar acidez e de marcante permanência. De coloração amarelo claro brilhante, possui aromas de flores brancas e frutas como pomelo, manga, maracujá, goiaba, banana, abacaxi e figo, aspargos, pão torrado e arruda.






Abraços e bom dia J
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para: adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 07/04/2010 (QUARTA).
ASSUNTO: GRANDES LANÇAMENTOS DO OUTUNO/10.

PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Um comentário:

  1. Didi,
    Com esse "tempinho", um bom vinho, que tal a gente marcar um foundue???
    Beijos,
    TATA

    ResponderExcluir