quarta-feira, 26 de maio de 2010

30. VINHOS DE GUARDA.

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
Ao contrário do que a maioria pensa ou mesmo da famosa afirmação "quanto mais velho melhor o vinho", ressalto que isso não é uma verdade. A maioria dos vinhos produzidos atualmente é para o consumo imediato. Das lojas especializadas direto para a taça do consumidor.
Eis alguns exemplos: os brancos, espumantes e rosés, em geral, são para consumo imediato, assim como os tintos mais leves, como Frascatis, Beaujolais, Chiantis, Valpolicellas, Bardolinos, Espumantes nacionais, Champagnes não safrados, os Chardonnays, Sauvignon Blancs, Cabernets, Malbecs e Merlots sul-americanos mais simples.
Entretanto, existem vinhos específicos que são produzidos com características apropriadas para guardar por anos e anos. Um bom exemplo é o vinho 'BAROLO' - Italiano. Possui graduação alcoólica um pouco elevada, grande quantidade de taninos e boa acidez

Outros vinhos clássicos possíveis de serem guardados/envelhecidos são: Grands Crus de Bordeaux e Borgonha, Bararesco, Brunello di Montalcino, Chianti Riserva, os Supertoscanos, a maioria dos tintos tradicionais portugueses, espanhóis Reserva e Gran Reserva. Vinhos super-doces, como os Sauternes, além de fortificados, como o Jerez, Porto e o Madeira, ultrapassam as décadas e, às vezes, os séculos.

Achei interessante escrever um artigo para esclarecer um pouco essa diferença entre os vinhos de guarda (do velho Mundo) e os vinhos “jovens” – produzidos para o consumo no curto prazo.

Abraços e boa noite J
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 29/05/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: ÁFRICA DO SUL – ANO DE COPA. TEMPO DE VINHO!

PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).          

Nenhum comentário:

Postar um comentário