quinta-feira, 3 de junho de 2010

32. ESPECIAL VINHO DO PORTO. ORA POIS!

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!
O Vinho do Porto é um vinho licoroso, produzido na Região Demarcada do Douro. O processo de fabricação é baseado na tradição. Inclui a paragem da fermentação do mosto pela adição de aguardente, a lotação (mistura de 2 ou mais vinhos) e o envelhecimento.
Distingue-se dos vinhos comuns pelas suas características particulares: uma enorme diversidade de tipos em que surpreende uma riqueza e intensidade de aroma incomparável, uma persistência muito elevada quer de aroma quer de sabor, um teor alcoólico elevado (entre 19 e 22% vol.), numa vasta gama de doçuras e grande diversidade de cores.
Os Vinhos do Porto podem ser divididos em duas categorias conforme o tipo de envelhecimento:
- Estilo Ruby: Procura conservar a evolução da sua cor tinta, mais ou menos intensa, e manter o aroma frutado e vigor dos vinhos jovens. Neste tipo de vinho, por ordem crescente de qualidade, inserem-se as categorias 'Ruby', 'Reserva', 'Late Bottled Vintage (LBV)' e 'Vintage'. Os vinhos das melhores categorias, principalmente o 'Vintage', e em menor grau o 'LBV', poderão ser guardados, pois envelhecem bem em garrafa.
- Estilo Tawny: Produzido através do envelhecimento em cascos ou tonéis. São vinhos em que a cor apresenta evolução, devendo integrar-se nas sub-classes de cor tinto-alourado, alourado ou alourado-claro. Os aromas lembram os frutos secos e a madeira; quanto mais velho é o vinho mais estas características se acentuam. As categorias existentes são: 'Tawny', 'Tawny Reserva', 'Tawny com Indicação de Idade (10, 20, 30 ou 40 anos) e Colheita Tardia.
Abraços e boa noite J
ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 05/06/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: VINHO DOCE FORTIFICADO.
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário