quarta-feira, 4 de agosto de 2010

37. CURIOSIDADES DO VINHO

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!

Como prometido, eis algumas curiosidade dessa bebida tão encantadora:

Doses moderadas de vinho podem aumentar a inteligência.
Segundo os pesquisadores, pessoas que bebem vinho moderadamente obtém melhores resultados em testes de QI do que os abstêmios. “O vinho protege certas funções mentais contra o processo de envelhecimento, o que significa que também influi na inteligência”, afirmou um dos responsáveis pelo estudo ao jornal japonês Tokyo Shimbun. O estudo foi realizado com duas mil pessoas durante quatro anos.

Champanhe: feita de uvas tintas?
Além de ser produzida a partir de uvas do tipo chardonnay (branca), a bebida, sinônimo de sofisticação e elegância, também é extraída das uvas pinot noir e pinot meunier (pretas). E mais: somente os vinhos produzidos na região de Champagne, na França, podem receber o título de ‘champagne', Qualquer outro, fabricado em outros lugares do mundo, deve ser comercializado como espumante.

Por que a garrafa de vinho deve ficar na horizontal e não na vertical?
Se mantida na vertical, o vinho não entrará em contato com a rolha, geralmente feita de cortiça, uma fibra vegetal. O contato da rolha com o vinho potencializa o processo de vedação, impedindo assim a entrada de ar na garrafa e, por consequência, sua acidificação ou “avinagramento”. Contudo, assim que aberta, o ideal é que a garrafa fique na vertical para que seja menor a contaminação entre a bebida e o ar que já penetrou na embalagem.



Abraços e boa noite!

ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie suas dúvidas/sugestões para: adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 07/08/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: DICAS DE RÓTULOS - VINHOS MERLOT E SYRAH
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário