quarta-feira, 6 de outubro de 2010

42. VINHO ORGÂNICO

Olá amantes do Maravilhoso Mundo dos Vinhos!

O vinho orgânico é o resultado de uma técnica de produção que busca manipular de forma equilibrada, o solo e demais recursos naturais (água, vegetais, minerais e etc.) conservando-os em longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

A viticultura orgânica é a aplicação desses princípios aos vinhedos, ou seja, o viticultor manejará todo um ecossistema onde a vinha é a planta predominante. Pesticidas e adubos químicos são proibidos. Todo o material utilizado é de origem orgânica, de preferência reutilizando materiais encontrados ao redor da região de cultivo, do mesmo ambiente.

Atualmente, 4% da produção mundial de vinho é orgânico. Incluindo países como: Argentina, Chile, Brasil e a tradicional Itália (regiões de Veneto e Sicilia).

Aqui no Brasil, o primeiro vinho orgânico se deu em 1997. O Cabernet Sauvignon 'Juan Carrau Orgânico', um vinho com grande personalidade e características marcantes. Mais informações em: www.juancarrau.com.br


Esse é um mercado em crescimento. Várias cidades e estados do País estão investindo nesse ramo dos orgânicos. Bom para nós apreciadores de vinhos!

No Rio Grande do Sul, temos a 'Cooperativa Vinícola Garibaldi' que conta com mais de 300 associados. Eles produzem o vinho Orgânico chamado 'Da Casa' que é elaborado com uvas americanas 'Isabel' e 'Bordô'.




Abraços e boa noite!

ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie suas dúvidas/sugestões para: adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 09/10/2010 (SÁBADO).
ASSUNTO: HARMONIZAÇÃO (VINHOS E QUEIJOS)
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário