sábado, 2 de outubro de 2010

41. O ENVELHECIMENTO DO VINHO

Essa postagem descreverá rapidamente algumas características interessantes do processo de envelhecimento dos vinhos. Antes disso, quero desmentir alguns mitos que cercam o Mundo dos Vinhos. Exemplos:
Vinho bom é vinho velho” ou
Quanto mais velho, melhor o vinho”.

Cuidado se ouvirem esse tipo de comentário, pois até os vinhos de guarda possuem um tempo determinado essa evolução (melhoria). Sempre existem excelentes vinhos. Sejam eles jovens ou de guarda.

Isso colocado, digo que o envelhecimento faz parte da evolução e ganho de qualidade que o vinho pode adquirir antes do seu engarrafamento.

Estudando a respeito, identifiquei que dois principais processos de envelhecimento são praticados. Envelhecimento em barris de carvalho e barris Franceses de 225 litros (barrique)

BARRIQUES


BARRIL DE CARVALHO

Dois mundos diferentes: o primeiro tendo um tamanho muito grande e o segundo sendo pequeno demais. Essa característica do tamanho do barril altera e muito as características e evoluções do vinho.
Para exemplificar essa evolução por meio do envelhecimento, nos barris Franceses (barriques), o vinho possui uma maior área de contato com a madeira, fazendo com que o vinho absorva um número muito maior de substâncias que lhe conferem sabores e perfumes que não têm muito a ver com o território onde se produz o vinho (terroir).

Já no barril de carvalho, essa evolução ocorre em mínima proporção. Assim, o vinho talvez se torne menos complexo do que o maturado em barrique, mas mantém uma personalidade mais autêntica, dado o limitado contato com a madeira.

Espero que tenham gostado dessa postagem e conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso mundo dos vinhos.



Abraços e boa noite!

ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie suas dúvidas/sugestões para: adriano_zanini@hotmail.com

PRÓXIMA POSTAGEM: 06/09/2010 (QUARTA).

ASSUNTOVINHOS ORGÂNICOS
PERIODICIDADE: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário