sexta-feira, 18 de setembro de 2009

7. DEGUSTAÇÃO (TÉCNICAS P/ EXAME VISUAL) E DICAS DE RÓTULOS.

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!
Dando continuidade na postagem anterior, onde escrevi algumas técnicas básicas de degustação, essa postagem tem como objetivo explicar técnicas específicas do exame visual do vinho. Vamos lá...

Exame Visual nos vinhos Espumantes: as borbulhas devem ser pequenas e sair continuamente do fundo da taça, mesmo vários minutos depois do líquido ter sido despejado. Não podem ser muitas, como num refrigerante. A cor do espumante, como nos vinhos brancos, fornece algumas informações importantes. Uma cor palha bem leve prenuncia um produto muito delicado, jovem e leve. Se for amarelo-palha carregado, provavelmente se trata de um vinho produzido com uvas Chardonnay e um pouco mais encorpado. Cores esverdeadas dão sinal de vinhos de frescor e cítricos.
Exame Visual nos vinhos Brancos: a concentração de cor varia em função das uvas, da maturação do vinho e de sua idade. Por causa da idade e da oxidação, a cor se torna mais carregada e tende ao dourado e depois o âmbar. A maturação em madeira nova confere um tom mais acentuado ao amarelo-palha do vinho e fixa mais cores com o tempo.

Exame visual nos vinhos Tintos: quanto mais jovem, mais apresentam cores associadas ao violeta, que depois passam para púrpura e rubi, transformando-se com a idade em tons de grená e em reflexos alaranjados e cor de tijolo.

O exame visual de um vinho possui também análise de outros itens: intensidade, limpidez, transparência, fluidez e viscosidade.

Intensidade: é visível na cor do vinho. Se a cor que observarmos é concentrada e densa, é certo que o vinho deverá conter taninos mais ricos do que um vinho que apresenta uma cor mais fraca.

Limpidez: relaciona-se com as partículas em suspensão que podem estar em contato com o vinho. Eleve o copo a uma fonte de luz e verifique se este possui partículas em suspensão. O vinho turvo é uma conseqüência de processos inadequados na elaboração do vinho. Todo vinho correto deve apresentar-se límpido, isto é, sem partículas em suspensão e sem depósito. A presença dessas partículas, geralmente, indica que o vinho é mal feito ou está deteriorado.

Transparência: deve ser avaliada contra uma superfície branca, por exemplo, uma folha de papel. Coloque a folha por trás do copo e se perceber exatamente o que está escrito na folha, o vinho está perfeitamente transparente. A transparência é uma característica dos vinhos brancos e rosés, os vinhos tintos variam a sua transparência de acordo com a intensidade da cor. Um vinho correto não pode estar turvo, deve apresentar-se transparente.

Fluidez: do vinho é visível quando se agita ligeiramente o copo. Nas paredes do copo, o vinho escorre de forma irregular em forma de gotas, são chamadas as “lágrimas” do vinho. Se as lágrimas demoram algum tempo a escorrer pelas paredes do copo, significa que o vinho tem elevado teor alcoólico. Por outro lado, se as gotas fluírem rapidamente para o líquido, o vinho é mais leve e menos alcoólico.

Viscosidade: todo vinho deve apresentar viscosidade, que é certa aderência do líquido nas paredes da taça. Quando a taça é agitada e colocada, em seguida em repouso, o vinho escorrerá de alguns pontos da parede da taça, lentamente, em filetes, denominados lágrimas, pernas ou arcos. A formação das lágrimas é devida aos fenômenos de tensão superficial e evaporação de alcoóis do vinho, especialmente o glicerol (também chamado glicerina). Um vinho com pouca densidade é um vinho "aguado”, escorre rapidamente nas paredes da taça, e indica que esse vinho terá pouco corpo, isto é, não terá na boca aquela sensação de estrutura aveludada.



DICAS DE RÓTULOS

a) Vinho Nederburg Cabernet Sauvignon / Shiraz (TINTO)


Produtor: Nederburg
País: AFRICA DO SUL
Região: Parrl
Safra: 2006
Volume: 750ml
Uva: Cabernet Sauvignon / Shiraz
Álcool: 14.00%
Preço: R$35,00 a 40,00.

b) Bola Chardonnay Delle Venezie (BRANCO)

País: Itália
Volume: 750 ml
Uva: Chardonnay
Álcool: 12.00%
Preço: de 39,90 a 42,90




c) Espumante Salton Moscatel (ESPUMANTE BRANCO)


Produtor: Salton
País: BRASIL
Região: Bento Gonçalves
Volume: 750 ml
Uva: Moscatel
Álcool: 7.50%
Preço: de 15,90 a 18,90



PRÓXIMA POSTAGEM: 23/09/2009 (QUARTA)
ASSUNTO: DEGUSTAÇÃO (TÉCNICAS P/ EXAME OLFATIVO)


PERIODICIDADE DAS POSTAGENS:

TODAS AS QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Abraços e bom dia!


ADRIANO ZANINI


Faça comentários no blog

ou envie suas dúvidas e ou sugestões para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário