quarta-feira, 23 de setembro de 2009

8. DEGUSTAÇÃO (TÉCNICAS P/ EXAME OLFATIVO)

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

O ato de cheirar uma taça pode num primeiro instante parecer estranho. Entretanto, quando conseguimos sentir no vinho as suas diversas nuances aromáticas, esse simples ato torna-se muito agradável.

Mas... O que se pode detectar no perfume de um vinho?
MUITA COISA!!! Para começar; o olfato é responsável pela intensidade, permanência e limpidez das sensações. Um bom vinho tem perfume intenso, que depois de aspirado passeia pelo nariz sem apresentar nuanças defeituosas. Todos os vinhos têm a sua particularidade, variando de acordo com o tipo da uva, idade e o tipo de envelhecimento que o vinho recebeu.

Após sentir os primeiros aromas do vinho com o a taça estática, fazem-se movimentos de rotação para que entre ar e, assim, os cheiros se ressaltem e o vinho se “abra” ao olfato. Para que os aromas se desprendam da taça, a temperatura de serviço do vinho é muito importante: se o vinho estiver muito frio, eles não são percebidos; se estiver muito quente, eles se dispersarão rapidamente.

CATEGORIAS DE PERFUME DE VINHO: os perfumes dos vinhos foram reunidos em 3 grandes categorias:

A)     Primários: característico de vinho jovem, frutado, que conserva o odor da uva. Geralmente produzido para alcançar essa característica;

B)     Secundários: são os aromas acentuados de frutas, florais e de vegetais frescos, e tendem a se atenuar com o tempo;

C)     Terciários: desenvolvem-se com o envelhecimento e vão dos tons minerais aos de especiarias, de notas de madeira mais ou menos aromáticas a notas balsâmicas e a aromas de vegetais e frutas secas.

Exercício: existem exercícios práticos para treinar o olfato. Utilize copos de água com pequenas quantidades de álcool etílico dissolvidas: um copo com duas gotas, um com cinco gotas e outro copo com água pura. Pode-se repetir esse exercício com uma maior quantidade de copos e gotas de álcool. Quando você conseguir classificar os copos corretamente, estará bem preparado para o exame olfativo.


PRÓXIMA POSTAGEM: 26/09/2009 (SÁBADO)

ASSUNTO: DICAS DE VINHOS FRISANTES


PERIODICIDADE DAS POSTAGENS:

TODAS AS QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Abraços e boa noite!


ADRIANO ZANINI


Faça comentários no blog

ou envie suas dúvidas e ou sugestões para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário