quarta-feira, 16 de setembro de 2009

6. DEGUSTAÇÃO (TÉCNICAS BÁSICAS)

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!



A maioria das pessoas se espantam quando descobrem que os degustadores profissionais cospem, isso mesmo, COSPEM o “líquido sagrado” (vinho) depois de prová-los. No entanto, trata-se de uma prática normal, pois é impossível ingerir as dezenas de vinhos submetidos às provas. Imaginem a cena (todos daquele jeito...rs).

Não é objetivo dessa postagem, nem desse blog, transformar uma pessoa num degustador profissional ou especialista do gênero. No entanto, é objetivo compartilhar com os visitantes, técnicas simples/básicas para quem quer inicial a prática dessa “Arte da Degustação”.

A degustação prevê uma seqüência precisa de 3 fases (1.exame visual, 2.olfativo e 3.gustativo). Nas demais postagens, escreverei as técnicas específicas para cada dessas fases. Nesse post, apenas técnicas básicas, são elas:

a) Segurando a taça pela haste, leva-se a taça até a altura dos olhos com o objetivo de avaliar a transparência, limpidez e eventuais efervescências do vinho. Em seguida, olhando a partir do alto, faz-se a análise da intensidade, da tonalidade e da cor;

b) Roda-se lentamente a taça para criar um “funil de vinho”. Isso resulta na liberação dos aromas do vinho. Em seguida, leva-se a taça ao nariz, cheira-se o vinho e aproxima-se a taça da boca;

c) Inicialmente, colocar na boca uma pequena quantidade de vinho. Quantidade suficiente para preencher a parte frontal da boca. Com essa quantidade, inspira-se através dos dentes uma mínima quantidade de ar, a fim de reconhecer alguns componentes do vinho, aumentando assim as sensações gustativas e táteis.

Imprimindo uma leve pressão no vinho contra o céu da boca, é possível avaliar e apreciar os diversos outros componentes (álcool, ácidos e taninos). Depois de provar o vinho, deve-se expirar como se estivesse efetuando uma “mastigação com a boca vazia”. Isso ajuda na avaliação de outros aromas, bem como, a permanência gustativa do vinho na boca.

Enfim, essas foram algumas dicas básicas para uma boa degustação.

Boa noite e TIM TIM!!!

PRÓXIMA POSTAGEM: 19/09/2009 (QUARTA)
ASSUNTO: DEGUSTAÇÃO (TÉCNICAS P/ EXAME VISUAL) E DICAS DE RÓTULOS

PERIODICIDADE DAS POSTAGENS:
TODAS AS QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Abraços e boa noite!


ADRIANO ZANINI


Faça comentários no blog
ou envie suas dúvidas e ou sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário