quarta-feira, 30 de setembro de 2009

10. DICAS DE EXAME GUSTATIVO.

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

Olha só maravilha... já estamos na postagem de número 10. Realmente o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que comecei a postar. Sensacional!!!


Voltando ao ponto principal, hoje teremos dicas para iniciar o exame GUSTATIVO em vinhos. Entraremos literalmente na fase mais gostosa, a DEGUSTAÇÃO.


Boa leitura, bom divertimento e... tim tim!

Menos complexo do que o exame olfativo, o gustativo está diretamente ligado à língua. Por meio dela, o homem é capaz de diferenciar 4 sensações:

- O Salgado: fundamentalmente produzido pelo cloreto de sódio. É sentido principalmente sentido na parte central da língua;

- O Doce: provém da presença de açúcares: frutose, glucose e sacarose. É sentido na ponto da língua.

- O Amargo: podem ter origem em substâncias aromáticas. Ex.: ervas raízes, grãos de café e tc. É sentido no fundo da língua;

- O Ácido: deriva dos ácidos orgânicos contidos em vários alimentos: o ácido cítrico (limão e frutas cítricas), o ácido málico (maçã verde), o ácido tartárico (uva) e o ácido acético (álcool etílico).


O exame gustativo proporciona, enfim, o conhecimento completo de um vinho. Por meio dele, pode-se verificar se a acidez apresenta relação adequada com os taninos (quando se trata de um tinto) e com a dosagem alcoólica, se a bebida tem o corpo adequado e a concentração ideal, se é equilibrada e harmônica em seu desenvolvimento. A avaliação também informa sobre o estado do vinho: se está pronto para ser bebido ou ainda é muito jovem, se está maduro (no auge de sua evolução) ou se velho demais.



                                                                                               

PRÓXIMA POSTAGEM: 03/10/2009 (SÁBADO)

ASSUNTO: ESPUMANTES. VAI BRAAASIL!!!


PERIODICIDADE DAS POSTAGENS:

TODAS AS QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Abraços e boa noite!


ADRIANO ZANINI


Nenhum comentário:

Postar um comentário