sexta-feira, 16 de outubro de 2009

15. VINHOS COLONIAIS- TRADIÇÃO E HISTÓRIA.

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

Primeiramente, confesso que é um desafio escrever sobre esse assunto (vinhos coloniais). Isso porque em muitos casos, a maioria das pessoas ao se falar em vinho, logo pensa em outros países, tais como, França, Itália, Portugal, Espanha, Chile e etc. Dificilmente são lembrados os vinhos de elaboração mais simples (ARTESANAIS), porém, nem menos importante.


Esse fato me levou a querer pesquisar um pouco mais desse “mundo”. Você sabia que o VINHO COLONIAL é definido como sendo aquele que é produzido utilizando Uvas Americanas (Isabel e Niágara) e que processos artesanais, em muitos casos, ainda são utilizados?! Resultado disso é um vinho DOCE, de COR FORTE e INTENSA. Em alguns casos, sem conservantes e com adição de açúcar.

Devido ao grande número de colônias ITALIANAS presentes no nosso querido BRASIL, essa técnica de produção foi sendo fixada com o passar do tempo em diversas regiões. Principalmente nas regiões de Bento Gonçalves, Nova Trento, Caxias, São José dos Pinhais/PR, entre outras). Eis um vídeo para se ter um exemplo:



Recentemente, tive a oportunidade de degustar um vinho colonial produzido na região de MINAS GERAIS (quem diria não?!)...O momento era propício para tal degustação. Eu estava a fim de conhecer e explorar sobre a região e esse vinho foi a abertura para eu conhecer um pouco da história local da cidade. Resultado: vinho colonial acompanhado de truta com molho de gengibre e uma noite INESQUECÍVEL! QUEM DISSE QUE VINHO COLONIAL NÃO TEM VALOR?!


Fica aqui a minha mensagem. Degustem sim vinho colonial e aproveitem o momento. Viva a vida!


Um forte abraço e bom final de semana!


Abraços e boa noite!

ADRIANO ZANINI
Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com


PRÓXIMA POSTAGEM: 21/10/2009 (QUARTA)
ASSUNTO: VALE DO S. FRANCISCO/BR. TERRA PROMISSORA.
PERIODICIDADE DAS POSTAGENS: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário