sábado, 31 de outubro de 2009

17. DICAS DE RÓTULOS (CABERNET SAUVIGNON)

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!

Boa tarde amigos! Na postagem de hoje, apresento alguns rótulos específicos da uva Cabernet Sauvignon. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas".


Eis os rótulos que separei e posso garantir que são excelentes vinhos Cabernet:

1. Irenèo Cabernet Sauvignon Colli Euganei D.O.C. 2002 (ITA)



Produtor: La Montecchia

País de Origem: Itália

Região: Veneto

Graduação alcoólica: 13%

Sobre este vinho: Colli Euganei é uma região de colinas do Vêneto, próxima ao mar Adriático, que está em ascensão no mercado vinícola italiano. Uma fiel representante é a vinícola La Montecchia, tradicional na região, mas que faz uso de castas estrangeiras para o corte de suas bebidas. Entre eles está o Irenèo, com Cabernet Sauvignon em quase sua totalidade e pequenas parcelas de Merlot e Carmenère com passagem de 12 meses em carvalho. Sem dúvida, é um dos melhores Cabernet Sauvignon produzidos pela moderna enologia italiana. Um vinho encantador.

2. Casa Silva Gran Reserva Los Lingues Cab. Sauvignon 2007 (CHI)



Produtor: Casa Silva

País de Origem: Chile

Região: Vale de Colchagua

Graduação alcoólica: 14%

Sobre este vinho: Coloração rubi profundo e brilhante. Aromas elegantes, com alta concentração de frutas (ameixa) e especiarias misturadas com toques sutis de baunilha. Na boca é potente, com taninos firmes e macios, fundidos com sabores frutados de amora e ameixa, com a fusão do café e da baunilha.


3. Bordeaux AOC 2007 de Baron Philippe de Rothschild (FRA)



Produtor: Viña Baron Philippe de Rothschild

País de Origem: França

Região: Bordeaux

Graduação alcoólica: 14%

Sobre este vinho: Vinho para aves assadas, pratos que acompanham carnes grelhadas, queijos, massas com molhos cremosos. São consumidos em mais de 150 países todos os anos mais de 12 milhões de garrafas de vinho da família Rothschild. Este Bordeaux acessível é um exemplo da força desta região que combina tradição e modernidade num só produto.


4. Nederburg Cabernet Sauvignon (AFR)



Produtor: Nederburg

País de Origem: África

Região: Paarl

Graduação alcoólica: 14,50%

Sobre este vinho: Cor Rubi escuro, vinho incorporado com fruta madura e especiais. Taninos firmes e retrogosto de grande permanência. Sabores de frutas vermelhas com chocolate e café, em segundo plano baunilha. Acompanhamento: Pratos robustos, de patês a carnes, strogonofe, cozidos, assados e queijos. EXCELENTE CUSTO x BENEFÍCIO!
Abraços e bom feriado!

ADRIANO ZANINI

Faça comentários no blog ou envie
suas dúvidas/sugestões para:
adriano_zanini@hotmail.com


PRÓXIMA POSTAGEM: 04/11/2009 (QUARTA).
ASSUNTO: CHEGANDO O NATAL. COMEMORE COM VINHO!
PERIODICIDADE POSTAGENS: QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário