sexta-feira, 4 de setembro de 2009

3. PRINCIPAIS VIDEIRAS E DICAS DE SITES

Olá amantes do MMV (Maravilhoso Mundo dos Vinhos)!



Conforme prometido, eis os assuntos que postarei: primeiro uma rápida passagem pelas principais Videiras utilizadas nas produções de vinho. Depois, listarei algumas lojas virtuais (sites) que comercializam bons vinhos.

Boa leitura, bom divertimento e... tim tim!

Videiras (planta trepadeira da família das vitáceas – Vitis Vinifera)


As videiras são classificadas pela destinação econômica (de vinho, de mesa, para uva-passa), pela cor dos bagos (brancos, pretos, vermelhos), pelo sabor da uva (neutro ou aromático), por sua precocidade (de muito precoces e muito tardias, com base na época de maturação) e também por suas exigências térmicas (clima).


Se quisermos apreciar bem o vinho, é fundamental que saibamos as características das diferentes uvas e como elas se expressam nos vinhos com elas produzidos. Pinot Noir, Sangiovese, Cabernet Sauvignon são todas uvas tintas, mas têm personalidades bem diferentes.

a) CABERNET SAUVIGNON:

Videira de maior prestígio no mundo, cultivada em todas as regiões produtoras e degustada por todos. Muitas pessoas se referem a ela como sendo a "rainha das uvas tintas". Sua origem está associada à região de Bordeaux (Médoc) e é resultado do cruzamento entre as castas: Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.
Produz vinhos intensos e ricos em aromas e sabores, lembrando groselha, ameixa preta, cereja e especiarias.


b) MERLOT:

Originária da região de Bordeaux, a Merlot é descendente da Cabernet Franc e meia irmã da Carmenère e da Cabernet Sauvignon.


Aromas: frutas pretas (ameixa, jabuticaba e groselha negra), herbáceos (chá, orégano, alecrim, azeitonas e húmus), especiarias (canela, cravo e noz-moscada), outros (tabaco, cogumelos e couro).



c) MALBEC:

Videira emblemática da Argentina, mais precisamente da região de Mendoza, onde achou seu lugar no mundo, adquirindo vigor e criando sua própria personalidade.

Aromas: frutas vermelhas escuras (amoras e ameixas pretas), chocolate se passar por madeira.




d) PINOT NOIR:

Videira tinta, originária da França . Não existe mistério quanto a sua origem, sua terra natal é a espetacular Borgonha há mais de 02 mil anos.

Aromas:

cereja vermelha ou preta, ameixa, amora silvestre, framboesa, rosas secas e pimenta-do-reino quando jovem e cogumelo, geléia e alguma torrefação quando evoluído.


e) TEMPRANILLO:

É uma casta de origem espanhola que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Devido a sua incrível adaptabilidade aos climas continentais, ela passou a ser cultivada em regiões distantes como Austrália, Argentina, África do Sul e Estados Unidos. Os resultados são tão animadores que já se fala em a Tempranillo tornar-se uma opção mais acessível que a Cabernet Sauvignon e Merlot para os mercados internacionais.


Aromas: morango, cereja ou framboesa. Nos exemplares envelhecidos, os mais comuns, notam-se aromas de figo, de geleias de frutas e envolventes traços de torrefação e muita madeira.

f) SANGIOVESE:


Variedade mais plantada na Itália. É a base dos grandes vinhos da Toscana - Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobilo de Montpulciano. O nome significa o sangue de Júpiter.


Aromas: cereja amarga, especiarias, tabaco e ervas.







Lojas virtuais / sites para comprar vinhos

http://cavejado.com.br/
http://www.casaflora.com.br/
http://www.terroirvinhos.com.br/
http://www.baccos.com.br/
http://www.wine.com.br/
http://www.meuvinho.com.br/
http://www.adegadoc.com.br/
http://www.winestore.com.br/
http://www.vinhosdoc.com.br/
http://www.grandcru.com.br/
http://www.vinhosweb.com.br/
http://www.atelierdovinho.com.br/
http://www.zahil.com.br/
http://www.vincivinhos.com.br/
http://www.santovinho.com.br/
http://www.adegacuritibana.com.br/

RÓXIMA POSTAGEM: 09/09/2009 (QUARTA-FEIRA)

ASSUNTO: INTERPRETANDO O RÓTULO DE UM VINHO.


PERIODICIDADE DAS POSTAGENS:




TODAS AS QUARTAS (NOITE) E SÁBADOS (MANHÃ).


Abraços e bom dia!


ADRIANO ZANINI





3 comentários:

  1. Oi, parabens pelo blog. Na sua lista de lojas virtuais, falta a Cave Jado: http://cavejado.com.br
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por nos citar. Att, VinhosWeb

    www.vinhosweb.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cave Jado - vou incluir.

    VinhosWeb - obrigado pela parceria. Se puderem divulgar o meu blog, agradeço.

    ResponderExcluir